Continuando no ano 1997, Hip Hop / Rap tuga... Depois de terem lançado o primeiro "EP MDG" em 1995, e o "EP Flexogravity" com os "Blind Zero" em 96', o grupo português "Mind Da Gap", volta em 97 com um dos maiores clássicos lançado em Portugal, ou seja o álbum "Sem Cerimónias", o primeiro álbum dos MDG, contou com as participações de "Mundo Segundo" & "Fuse" (Dealema), "Virgul" & "Pacman" (Da Weasel), Ithaka, Carla Moreira & Troy Hightower.
01 Intro (feat. Ithaka)
02 Bemvindo
03 És Como um Dom
04 Falsos Amigos
05 O Que Seria de Mim (feat. Mundo & Fuse)
06 Nortesul (feat. Pacman & Virgul)
07 Como Quem
08 O Inimigo Foi Vencido
09 O Mundo É Teu
10 Dedicatória (feat. Carla Moreira)
11 Mestres Sem Cerimónias
12 Coalizão - Cavalerios do Apocalipse (feat. Mundo & Fuse)
Continuando no ano 1991, Hip Hop / Rap françês... Depois de ter lançado o seu primeiro Maxi / Single "Je Veux du Cash" em 1990, um ano depois "E.J.M." & "Etat 2 Choc" lançavam este EP / Maxi "Etat De Choc".
01. Rebel Is Back 02. Black and Proud 03. Renegat 04. J'Détiens le Zéro 05. Je Viens du Sud 06. Music Please
Continuando no ano 2007, Hip Hop / Rap moçambicano... Em 2007, no Moçambique, também foi lançado o álbum "Andando a Pé" do grupo "Micro 2" (Flash Enccy & Legacy), um grande clássico do "Rap Moz". BIOGRAFIA — Micro 2 — Grupo moçambicano composto por "Flash Enccy" aka "A Enciclopédia" e "Legacy" aka "A Sombra Negra". Emcees da velha escola, bastante reconhecidos na arena do hip hop Moçambicano pelo seu contributo e pelos seus trabalhos. Em 2007, juntaram-se a lançaram o álbum "Andando A Pé", ele representa o início da carreira deste colectivo e conta com as participações especiais de artistas como : Yara da Silva, Denny OG, Texito Langa, RasHitrm, Dinastia Bantu (Azagaia & Escudo), e a Army Squad, de Angola. O projecto foi elaborado por produtores como: Nick Slim, Eye V, Mak Da Produça, Ras TM, Leleo & Inflomatic. A distribuição e a venda teve o selo da Raw Jam Lab.
Black Juniors — Tudo Esta Caro — Download — Baixar
Continuando no ano 1989, Rap Hip Hop brasileiro... Depois de terem lançado o primeiro disco / vinil "Break" em 1984, e vários singles em 85, em 89' os "Black Juniors", lançaram o segundo álbum "Tudo Está Caro", que também teve o seu sucesso no Brasil.
Continuando no Rap / Hip Hop angolano, ano 2002... "Onjango Indentidade Elaborada" foi um projeto de Hip Hop / Rap lançado em Angola em 2002. Conta com participações dos mc's: Ikonoklasta, MCK Conductor, Keita Mayanda, Verbal, DonVito, Poeta de Rua (angolano)... uma cantora de soul "Nyashia", e o cantor "Beto Stone". O álbum reflete a universalidade do que é ser africano, dentro e fora de África, a sua historia, os seus valores, o seu contributo pra evolução da humanidade, os problemas da juventude africana na diáspora, a problemática da identidade cultural, as necessidades de afirmação da nossa africanidade, direitos das minorías étnicas emigrantes na Europa e de um modo geral o que é ser emigrante africano em Portugal.
Ron Hunt, Ronnie G. & The S.M. Crew — Spiderap / A Corona Jam — Download — Baixar
Continuando no ano 1979, Rap / Hip Hop americano... Outro MC / produtor, a ter lançado um single de "RAP" em 79', foi o americano "Ronnie Gee" (Ronald Gordon), que neste projeto ainda estava com o seu grupo "Ronnie G. & The S.M. Crew", este foi o único single em que ele entrou com o grupo, depois fez carreira solo, este single, é um duplo single, ou seja, tem um single do MC "Ron Hunt" no lado A, e o single do grupo "Ronnie G. & The S.M. Crew" no lado B, mas eu apresento este post como um post do "Ronnie Gee" (Ronald Gordon), sabendo que foi o seu primeiro single lançado pela "Reflection Records", e que foi o único a ter continuado a lançar discos de Rap até meados anos 80', tenho vários deles, que irei partilhando pelas datas de saida aqui no blog.
A1.Ron Hunt - Spiderap (6:00)
B1.Ronnie G. & The S.M. Crew - A Corona Jam (5:50)
Voltando ao Hip Hop / Rap Crioulo... O ultimo post "crioulo" foi o disco dos "Ghetto Squad" (1999), hoje passo para 2001 porque não tenho nenhum disco de Rap crioulo lançado no ano "2000", e não tenho conhecimento de nenhum projeto lançado no ano 2000. Então começando por 2001... Depois de ter lançado o seu primeiro álbum "Ka Bu Kunfia" em 1998, o rapper cabo-verdiano "DjéDjé", volta em 2001 com o album "Dramas" (em featuring com "Strela Negra"), que para muitos cabo-verdianos é considerado como um clássico, um disco tal como o primeiro misturado à musica cabo verdiana, o album tem várias participações, (como podem ouvir nessas duas primeiras grandes faixas "para escuta") infelizmente não tenho o nome dos "featurings".
Continuando no ano 97', Hip Hop / Rap poruguês... Depois de terem lançado o primeiro álbum "Nascer do Soul" em 1995, dois anos mais tarde o grupo "Cool Hipnoise" (no qual faz parte o MC / Cantor "Melo D"), lançaram o segundo disco "Missão Groove", um disco já mais intrumentalizado, mas ainda com muitas influências Hip Hop, e com aquele grande groove do MC "Melo D". Em 1998, foi relançada ume reedição com um CD bonus, em 2000, o "Melo D" saiu do grupo para continuar carreira a solo, o grupo ainda hoje continua, lançaram vários projetos, mas já não considerados como "Hip Hop". (Download Exclusivo).
01.Groove Junkie 02.Interlúdio 1: Sintonias 03.Travessia 04.Sentir livre 05.O Que Está Para Acontecer 06.Latin Jam 07.Be Thankfull For What You Got 08.Perto 09.Space Is Da Place (Make Me Wanna Fly) 10.Mello(w) 11.Ponto Sem Retorno 12.Cadê Macê 13.Missão Quase Impossível 14.Interlúdio 2: L'Amour 15.No Dia Em Que Eu Não Te Encontrar 16.Locotrain 17.For Free 43 18.Lembra-Te De Mim
Continuando no ano 91', Hip Hop / Rap francês...Em 1991, depois de terem lançado a primeira maquete / cassete em 89', e o EP "Tam Tam de L'Afrique" em 1991, no mesmo ano o grupo lança um novo EP / Maxi intitulado "Red, Black and Green", o disco / vinil contém 3 remixes da faixa "Red, Black and Green", mais 2 faixas inéditas, "Hold Up Mental" & "La Guerre Sainte du Rap". O single "Red, Black and Green" e "Hold Up Mental" (com video clip), tiveram um enorme sucesso em França.
A1.Red, Black and Green (Deuxième Vague Club Mix) A2.Red, Black and Green (Rainbow Mix) B1.Red, Black and Green (Sofa Jazz Mix) B2.Hold-Up Mental B3.La Guerre Sainte Du Rap
Paiol Sonoro — Tente Isto Em Kasa Vol. 1 — Download — Baixar
Depois do ano 2006, Hip Hop / Rap moçambicano, hoje chegamos ao ano 2007... Em 2007, no Moçambique, houve vários projetos lançados, decidi começar por um grande projeto de "remisturas originais" lançado por um dos melhores grupos de produtores / beatmakers / MC's moçambicanos, que são os "Paiol Sonoro" (Neurotoxina, Origimoz, FreeYaMind, Twin C. & AjJazz). Eles tinham a sua própria label independente "911 Estúdio Genérico", entre 2005 e 2010, a crew de produtores lançou vários projetos fisicos e atravès da net, infelizmente perdi os antigos arquivos e não tenho mais antigos que 2007, eles chegaram a trabalhar com grandes nomes do Rap moçambicano como: Azagaia, FaceOculta, Iveth, Sick Brain, L.Nato, entre muitos outros, em 2010 também lançaram o álbum "Influências Urbanas". BIOGRAFIA - PAIOL SONORO.
PS: PROCURO OS SEGUINTES PROJETOS:
1- L.NATO & ORIGIMOZ - RIMAS EM CHAMAS (2005)
2- COMPILAÇÃO MAKETRAFIKO VOL.1 (2006)
3- 9NA XPADA & PAIOL SONORO - COLECTANEA (2006)
4- GILMAN IVAN & PAIOL SONORO - COLECTANEA (2006)
5- SICK BRAIN & K.REAL - MAKETRAFIKO VOL.2
6- TIMBONE THA DJA - HIP HOP ETI NDHELENE
7- PAIOL SONORO - ENCONTRO DE GIGANTES (2007)
8- PAIOL SONORO - PASSEIO SONORO (2008)
9- PAIOL D´RIMAS - LIGA D´OURO (SINGLE DE AVANÇO (2008)
(Caso alguém tiver um destes trabalhos, e queira partilhar aqui no blog, basta nos enviar os links através da nossa página Facebook, ou deixe os links nos comentários deste post, agradço desde já...peace).
01.Paiol Sonoro - Antes De Tudo
02.Fidalgo & Gringo - O Nosso Som (Paiol Sonoro Remistura)
03.Xitiku Ni Mbaula - Dingzwayu ani ritu (Paiol Sonoro remistura)
04.Azagaia - As Mentiras Da Verdade (Paiol Sonoro remistura)
Brigadeiro Mata-Frakuxz — Ola Ignorancia — Efemeride Do Seculo — Download — Baixar
Continuando no ano 2002, Rap / Hip Hop angolano... Em 2002, foi lançado o primeiro "single" do rapper e activista luso-angolano Luaty Beirão, "Ikonoklasta" (membro do grupo angolano "Conjunto Ngonguenha"), ainda naquela altura conhecido por "Brigadeiro Mata-Frakuzx", depois de várias gravações entre Angola & Portugal, e algumas participações com VRZ & Infamous no fim dos anos 90' com a editora "Matarroa", Ikonoklasta lança este seu primeiro trabalho discográfico em 2002, um Maxi / EP de apresentação com 2 singles, o "Olá Ignorância", e o "Efeméride do Sékulo". BIOGRAFIA - IKONOKLASTA Relembro que este foi mais um "download exclusivo" do antigo blog "As Nossas Raizes". (Novo link em 320kbps)
01 Olá Ignorância (Este É O Som!)
02 Olá Ignorância (Este É O Som!) - Remix
03 Efeméride do Sékulo
04 Olá Ignorância (Este É O Som!) - Instrumental
05 Olá Ignorância (Este É O Som!) - Remix Instrumental
Continuando no ano 89', Rap / Hip Hop brasileiro...Em 1989, outro lançamento discográfico "Rap Brasil", foi o vinil "The Culture OF Rap" do MC "Pepeu". Pepeu é um rapper paulistano do bairro da Penha, também considerado como um "pioneiro do Rap brasileiro". Fez sucesso nos anos 80 e 90 com singles como: “Nomes de Meninas”, “Rap do Cachorro”, Veio um Negão” e “Melô do Bastião”, sendo este último em parceria com Mc Mike. Em 1986 Pepeu e Mike gravaram o "Melo do Bastião". Eles samplearam a música “Oh! Oh! Fly Guys” do Magic Tric; um rapper da Califórnia – U.S.A. O trabalho teve grande repercussão e saiu no disco “Remixou? Dançou”. Pepeu ainda ficou ativo até ao fim dos anos 90', outros posts do artista virão... BIOGRAFIA — PEPEU.
LADO A A1. Veio um Negão A2. Hey Vovô A3. Adeus Pau Pau A4. Minha Garota LADO B B1. Nomes de Meninas B2. Rap Malla B3. Nomes de Meninas (Dub) B4. Meu Nome é Peu (Pepeu)
Voltando ao Rap Hip Hop Crioulo, ano 99'... Em 1999, em Portugal, foi lançado o álbum "Operacional" do grupo "Ghetto Squad". G.S., foi um grupo de "Rap Tuga / Crioulo" (Portela) no qual "Celso OPP" foi o principal fundador, também fizeram parte do grupo: "Mecena", "Toushe", "Fat" & Dmastah" & Nigga P. Este álbum, juntamente com o álbum dos "Da Blazz", foram os primeiros albuns de "Rap Crioulo / Tuga", lançados em Portugal em 1999, o album dos "Da Blazz" ganharam mais conhecimento do "grande publico", mas por datas este até pode ter sido o "primeiro album de Rap Crioulo / Tuga" (lançado por artistas crioulos da tuga). Celso OPP, também foi dos principais fundadores da crew "ShotGun" (Celso Opp, Dori Dogg, Fat, Cowbs G, W.I.C, Dmastah, Nigga D, entre outros), que em 1997 já tinham lançado a mixtape "Guetto Na Memória", que pode sim, ser considerada como a primeira mixtape, e 1° registro discográfico do "Rap Crioulo / Tuga" lançado em Portugal (por artistas "crioulos-portugueses), ainda antas das mixtapes do "Dj Kronic" & "Dj SAS", (infelizmente é um trabalho raro, se alguém quiser partilhar já sabe)... (PS: Procuro "ShotGun: Mixtape Guetto Na Memória (1997)" e o S.S - Celso & Ivo - I Wanna Know (2004)
Lady D & M.C. Tee — Lady D & Nu Sounds — Download — Baixar
Continuando noo Rap / Hip Hop americano, ano 79'... Outra MC feminina, a ter lançado um single em 1979, foi a "Lady D", em colaboração com o "primeiro" "MC Tee", na face B com o single "Nu-Sounds", digo "primeiro", porque meados anos 80', apareceu um outro "MC Tee", (a não confundir!), este foi o primeiro em termos de lançamentos, é o "M.C. Tee" de nome verdadeiro "Terrance Stockton", que também só lançou este single em 79', depois só voltou em 86'.
A1. Lady D - Lady D (5:23min) B1. M.C. Tee - Nu Sounds (6:38min)
Lideres Da Nova Mensagem — Kom Tratake — Download — Baixar
Depois de 94, 95 e 96, chegamos ao ano 97' Hip Hop / Rap Tuga. Em 1997, o grupo português (de Almada) "Líderes Da Nova Mensagem", lançaram o álbum "Kom-tratake", um trabalho também marcado na história do Rap português, em 1996 já tinham lançado a maquete / Maxi "Kom Tra take", o grupo era formado por: MC Nilton, Pio MC, Beat Box King, Hugo Costa (Cyber G.), Pedro Manaças e DJ Jaws T. BIOGRAFIA — Líderes Da Nova Mensagem.
01. Introdução
02. Líderes da Nova Mensagem
03. Kom-Tratake
04. Sttop
05. Passamumicrofone
06. Cuidado! A Mentira
07. O Que Lá Vai Lá Vai E O Que Virá Virá (feat. Vânia, Samuel & Pacas)
08. Pausa
09. Ponham As Mãos No Céu (feat. Vânia, Samuel & Pacas)
10. Diálogo do Vinil
11. Estilo Livre 1 (feat. D-Mars, Double V & Sanryse)
12. Lembra-me Quando Lá Estive...
13. Levanta-te
14. Sarilhos
15. Mensageiros do Massacre (Voz Off de José Mariño)
16. Separa-nos a Neblina
17. O Puto do Bairro
18. Estilo Livre 2 (feat. Melo D, Black Bird & G Pump)
MC Solaar — Qui Seme le Vent Recolte le Tempo — Download — Telecharger
Voltando ao ano 1991 do Rap / Hip Hop francês... Depois de ter lançado o primeiro Maxi / Single "Bouge de Là" em 1990 (vinil), em 1991, "MC Solaar" lança o seu primeiro álbum a solo "Qui Sème Le Vent Récolte Le Tempo" (produzido pelo grande "Jimmy Jay"), um clássico da história do Rap em França. Conta com as participações de "Soon E MC", "Daddy Mory" & "Big Red" (Raggasonic), e principalmente a primeira gravação (discografica) do "Daddy Kery" aka "Kery James" dos "Ideal J" (apenas com 12 anos de idade). BIOGRAFIA — MC SOLAAR.
01 Intro
02 Qui sème le vent récolte le tempo
03 Matière grasse contre matière grise
04 Victime de la mode
05 L'histoire de l'art (feat. Soon E Mc)
06 Armand est mort
07 Quartier nord
08 Interlude
09 A temps partiel
10 Caroline
11 La musique adoucit les moeurs
12 Bouge de là (part.1)
13 Bouge de là (part.2)
14 Ragga Jam (feat. Daddy Mory, Big Red & Daddy Kery)
15 La devise
16 Funky Dreamer
★ 3 faixas do album "Qui Sème le Vent Récolte le Tempo"★
Cotonete Records — Mais Hip Hop No Teu Ouvido — Download - Baixar
Voltando ao Rap / Hip Hop moçambicano, ano 2006... Depois de ter partilhado o álbum do "Y-Not", e do "Denny Og", (também lançados no ano 2006), hoje venho partilhar a compilação "clássica" do Rap moçambicano, lançada pela maior editora do Rap Moz, a "Cotonete Records"!! Atenção, mesmo se o projeto foi lançado como "compilação", na minha opinião isto foi mais tipo um "álbum de originais", porque além de todas as faixas serem inéditas, todas as prods. são igualmente originais e produzidas por grandes produtores moçambicanos. Mas claro como envolveu vários artistas moçambicanos, dai "compilação", foi o segundo projeto lançado pela editora, depois de ter lançado o "Siavuma" dos "Dinastia Bantu". Em meu conhecimento, os 3 albuns rap moz lançados em 2006, foi este o do Y-Not, e o do Denny Og, não tenho conhecimento do outro trabalho lançado no ano 2006 em Moçambique, proximo post "Hip Hop Moz", passamos para 2007, muitos, muitos projetos lançados nesse ano! Penso que esta compilação, tenha abrido portas, inspirado, e motivado novos MC's moçambicanos a lançar projetos. BIOGRAFIA / BLOG: Cotonete Records.
01. Will Jay - Intro (Prod. Mak da P) 02. F&G - Frases Soltas (Prod. Gringo) 03. Azagaia - Tô Maluco (skit) 04. Azagaia - Sinfonia de Rua (Satanhoco) (Prod. Mr. Dino) 05. Xitiku-Ni-Mbaula - Xitiku-Ni-Mbaula A Kaya (Prod. Gringo) 06. Mhuyve Record - Sol Do Novo Dia (Prod. Mak Da P) 07. Nevinga Label - Sonhar Acordado (Prod. Proofless [Dabom]) 08. Shackal & Bighost - Sonho Moçambicano (Prod. Ka-X) 09. 1788 - Linguagem de Revolta (Prod. Petula) 10. Next Tribo - Cidadão Moçambicano (Prod. Proofless - Dabomb) 11. Flash Encyclopedia - Episódio Específico da Loucura (Prod. Xanika & Inflomatic) 12. Iveth - Hip Hop Ça Va (Skit) 13. Iveth - Hip Hop Ça Va (Prod. Gringo) 14. Esquadrão D’Elite - Não Sabem Nada (Prod. Scam) 15. Joe - Valorize Hip Hop Nacional (fecho) (Prod. Caximbo da Paz)
★ Streaming: 3 faixas da compilação "Mais HipHop No Teu Ouvido" ★
Voltando ao "Rap / Hip Hop Angolano"... Em 2002, depois de terem lançado o EP Carnes (2000), a dupla angolana "Hemoglobina" (Denexl" & Mad Contrário), lançaram pela "Wave Gang" a primeira mixtape em Angola, (!!! (08/12/17) Correcção: A primeira mixtape angolana é a “RUAS DE LUANDA” do DJ SAMURAI e a segunda é a “SIMBIOSE” da ALIANÇA SUBTERRÂNEA, o “Fogo Cruzado” saiu alguns meses depois da “Simbiose”) a mixtape "Fogo Cruzado", que reuniu vários MC's lusófonos, como os portugueses: "VRZ" (Víruz) & "Fidbek", ou os angolanos: Ikonoklasta, Dj Samurai, Bob Da Rage Sense, MC Lanton (Kalibrados), Abdiel, Pyrackinideo, Aliança Subterrânea entre muitos outros...(mixtape gravada entre 2001 e 2002). (OBRIGADO ao mano "Ricardo" pela correcção...PS: se alguém tiver algum destes 2 trabalhos e quiser partilhar aqui no blog, basta nos enviar o link através da pagina facebook ou deixi o link aqui nos comentarios do post, obrigado desde ja...)
Thaide & Dj Hum — Pergunte a Quem Conhece — Download — Baixar
Voltando ao "Hip Hop / Rap Brasileiro"...Depois dos 5 discos lançados no ano 88', em 1989, no Brasil, depois de terem sido um dos grupos que mais se destacou na famosa Colectânea "Hip Hop Cultura de Rua"(1988), a dupla "Thaíde" & "Dj Hum", lançavam o seu primeiro álbum "Pergunte a Quem Conhece", estes dois pioneiros do Rap Brasileiro, conheceram rapidamende um bom reconhecimento da parte do pessoal do "Hip Hop" com este primeiro trabalho. Um Dj / MC e um MC "autênticos" que continuam no ativo ainda hoje, aliàs no ano passado Dj Hum lançou "DJ Hum e o Expresso do Groove", e este ano (2017) Thaide lançou "Vamo Que Vamo Que o Som Não Pode Parar". BIOGRAFIA — "Thaíde & Dj Hum".
★ Ouvir o album "Pergunte a Quem Conhece" completo ★